Hoje eu tive uma experiência ímpar!
Eu fui à Vila do João, pra quem não sabe é o lugar mais perigoso do Rio de Janeiro.. Eu fui visitar a Ação Comunitária do Brasil. Uma instituição que a Shell patrocina e olha, que orgulho que eu senti! Que projeto maravilhoso! Que pessoas dispostas à ajudar e mostrar seu trabalho. Gera capacitação, gera cultura e principalmente gera dignidade!
A Ação Comunitária do Brasil/RJ é uma ONG fundada há quase 40 anos. Na atualidade a Ação Comunitária está recebendo, nas suas oficinas educativas, a terceira geração de moradores do Complexo de Favelas da Maré e do Conjunto Habitacional de Cidade Alta, já que a ONG conta com sedes nesses locais há mais de 30 anos, sendo que cerca de 50% dos seus atuais educadores são moradores locais. De fato, a Ação Comunitária aposta na capacidade e talento dessas pessoas e acredita que um dos papéis fundamentais de uma ONG é contribuir com o protagonismo e a conquista da autonomia, principalmente por parte de populações excluídas.
Estava muito temerosa em ir para a Vila do João, mas chegando lá, foi tão bom que até me esqueci que estava em um lugar muito perigoso!
Depois fomos ao Jardim Botânico, tomamos um lanche e deixei as figuras no aeroporto. Eles já estão em SP e já foram para o posto Águas Espraiadas. Amanhã é o dia de ir para o Canavial e visitar à usina! E olha que são 3 horas de carro....
Os caras são uma s figuras! Alemãs da pior qualidade, só falam Alemão entre eles e também não são nem um pouco cordiais. É impressionante a diferença cultural!
Mas tá valendo! Mais um aprendizado!
Bjss e que venham os próximos!
Marcadores: ACB